SETEMBRO AMARELO, mês este que nos chame a atenção para os transtornos mentais, pela primeira vez na história temos o número de pessoas acometidas ultrapassando os casos de câncer…
Separei pra vocês um artigo muito interessante. Um estudo publicado por pesquisadores da Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, comprovou a eficácia da toxina botulínica, mais conhecida como Botox, para o controle de emoções negativas em pessoas com personalidade limítrofe (borderline) e reafirmou as evidências de seu potencial para o tratamento da depressão.
Depressão e BOTOX, qual a relação?
Tradicionalmente utilizada como antirrugas, o BOTOX parece também diminuir as emoções negativas quando aplicados na testa dos pacientes com depressão, mostrando que a auto-imagem do paciente e o controle das expressões faciais negativas são muito importante também na ativação e controle dos seus sintomas e do seu estado de humor, como ocorre na depressão.
No estudo, publicado na revista científica Scientific Reports, os pesquisadores verificaram que o Botox influencia a região do cérebro onde os medos aparecem e são processados, as amígdalas do lobo temporal do cérebro, com o auxílio da ressonância nuclear magnética.
O que o BOTOX tem a ver com melhora dos sintomas de depressão?
Segundo os cientistas, há uma relação entre a contração de músculos faciais e o estado psicológico das pessoas. Em situações de raiva ou tensão ou tristeza, os músculos acima do nariz e entre as sobrancelhas, chamada de região glabelar, ficam contraídos, formando as famosas linhas de preocupação. Com a aplicação da toxina botulínica, os músculos são paralisados e ocorre uma atenuação da intensidade das emoções, notado inclusive pelos próprios pacientes.
Na minha prática clínica, eu já observava este fato…Tenho pacientes em tratamento de depressão que retornam periodicamente para a aplicação da toxina, referindo sentir-se bem ao se olharem no espelho, sentem-se mais felizes, animadas, gostam da auto-imagem e respondem melhor ao tratamento da depressão. Penso, que se a paciente está ali para sentir-se melhor, digo que já é um enorme passo para a sua cura, pois sentir-se bem, com estima alta, para alguém que passa pela depressão, já é uma enorme vitória. E se o BOTOX pode ajudar de alguma forma, porque não?