A mamoplastia com próteses mamárias é uma das cirurgias mais populares atualmente, guiada pela moda e pelos padrões de beleza, e muito solicitada pelas pacientes nas consultas. No entanto, é necessário observar os limites da indicação, devendo ser reservada o uso de implantes quando NÃO temos tecido mamário suficiente para restaurar o volume e formato desejados. E porquê?
Venha para uma consulta que te explico tudo sobre a cirurgia, as possíveis complicações e riscos, e qual seria a melhor opção para VOCÊ!
Inicialmente, próteses mamárias foram criadas e desenvolvidas para nos auxiliar no restabelecimento do volume das mamas, ou por falta de desenvolvimento constitucional das glândulas (hipomastia), ou para correção de assimetrias (mamas tuberosas e após câncer de mama).
Posteriormente, com finalidade puramente estética, o seu uso foi ampliado, indiscriminadamente, para as pacientes que DESEJAM aumentar o volume dos seios ou restaurar o volume mamário perdido após amamentação ou perda excessiva de peso.
Entretanto, todas as mulheres precisam colocar implantes mamários para terem as mamas bonitas e firmes? Qual seria o risco/benefício em colocar uma prótese de mama dentro do seu corpo sem a real necessidade? Alguém já te explicou sobre isso?
Venha para uma consulta que te explico o meu ponto de vista, quais os reais riscos e benefícios, quais as melhores próteses e técnicas disponíveis, com cicatrizes menores, opções de mamas naturais, firmes e bonitas sem exageros nos volumes. Muitas vezes menos é mais!!!
Atualmente, as próteses mamárias de silicone tem sido alvo de muitas discussões no meio científico.
Hoje, tivemos um aumento significativo de pacientes que nos buscam ou para reduzir volume exagerados no passado, ou até solicitar a retirada total dos implantes (explante). Certamente, estamos mais expostos a muitas substâncias, desde alimentos, produtos cosméticos e químicos, e há uma corrente que observa que estamos mais alérgicos e inflamados.
A prótese de mama não deve ser a vilã do momento, mas pode ser mais um gatilho, dentre tantos, que pode futuramente estimular o nosso sistema imunológico. Logo, se podemos evitar a colocação de próteses, esta é a minha opção! Caso a paciente precise colocar os implantes, devemos fazer uma busca se a mesma apresenta alguma doença auto-imune, processos inflamatórios e alérgicos ativos, e orientar sobre os riscos e benefícios.
Se você deseja se submeter ao procedimento, converse com um cirurgião plástico para que ele possa avaliar o seu caso e fornecer as orientações necessárias.