A famosa bichectomia, popularmente conhecida como técnica de remoção de gordura da bochecha para afinar o rosto, muito banalizada, e realizada na grande maioria das vezes por profissionais não médicos, envolve riscos e complicações em longo prazo com sequelas muitas vezes irreversíveis…
Pela sua localização a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face, como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos.
O entendimento e estudo destes elementos da face é fundamental para prevenir algum tipo de lesão durante a cirurgia para afinar o rosto.
Esta gordura ou Bola Gordurosa de Bichat, tecido gorduroso da boca ou “Buccal fat pad”, recebe este nome devido ao anatomista que primeiramente a descreveu. Dá todo o suporte para a região da bochecha e têmporas e mantém a nossa face com o aspecto jovial, acredite!
Com o processo natural de envelhecimento após os 40 anos, haverá uma redução significativa de toda a gordura facial e queda do colágeno, evidenciado pelo aumento da flacidez e queda da face literalmente… Logo, se quando jovens acelerarmos este processo com a retirada de gordura desnecessariamente, produziremos um envelhecimento precoce e acentuado!
A indicação para este procedimento restringe-se para pacientes que mordem repetidamente a mucosa intraoral, o que leva a um trauma crônico e produz fibrose no local. Logo, não é para todo mundo…
Bichectomia: Não se deixe levar por modismos ou apelo comercial de profissionais não médicos… Eles não estudam o envelhecimento e também não estão preparados para lidar com as complicações a longo prazo!
Temos observado verdadeiras aberrações com o excesso nas bichectomias. Preserve esta gordurinha pois lá na frente ela fará falta!!!
Busque sempre um médico especialista. Este sim te apresentará as reais indicações e tratamentos eficazes no seu caso.