Recentemente, fiquei muito sensibilizada com uma cena da atriz Andrea Beltrão na novela @umlugaraosol, onde vivencia a personagem Rebeca, uma mulher linda, influente, e que inicia aos seus sinais de envelhecimento e climatério.
Na cena em questão, a atriz Andrea Beltrão vai ao especialista, fiquei chocada com o enfoque que o médico dermatologista deu a questão, minimizando as queixas, sem muita empatia pelo que a mulher nesta fase está passando, e focado na “venda”de uns fiozinhos aqui e outros ali, como sendo a solução, dizendo ser tudo NORMAL…
A personagem nitidamente fica anestesiada com as informações e com mais baixa-estima diante de tantos apontamentos negativos com a aparência.
Falar de menopausa, é a minha rotina no consultório!
Muitas mulheres nos procuram desejando melhorias na aparência, com o intuito de minimizar os efeitos tão sentidos nesta fase, como a qualidade da pele mais seca, flacidez e rugas e sulcos mais evidentes.
Falar de climatério e envelhecimento, bem como atender pacientes que estão vivenciando este turbilhão de emoções, requer sensibilidade e empatia. Ouvir sempre e sentir o que a paciente está desejando e preparada para aquele momento.
Muitas vezes, apenas uma conversa na primeira consulta é terapêutica. É claro que os cremes são necessários e todos os cuidados com a pele que vocês já estão cansados de saber, reposição de colágeno, etc…Tudo no seu tempo! E cada paciente tem o seu e deve ser respeitado!